topo

topo

erasmus

Objetivos

Contribuir para a inovação na gestão estratégica de recursos humanos; 

 

Fomentar o desenvolvimento contínuo dos processos estratégicos e operacionais na área da gestão das pessoas e organizações.

 

Formar Gestores de Recursos Humanos com competências para projetar a melhoria contínua na área dos Recursos Humanos;

 

Proporcionar uma especialização de natureza profissionalizante na área de Gestão do Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 

 

Iniciativas Internas

(ex. “eventos, atividades”, caso seja aplicável)

 

RHNetwork – Rede social e profissional RH-Politécnico do Porto

Rede social e profissional fechada de partilha de informação privilegiada e suporte profissional em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos aos estudantes, diplomados e docentes de Recursos Humanos do Politécnico do Porto.

 

RHSoftware

Evento anual de divulgação de softwares para a área de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

 

Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos Evento anual

Universitas Miguel Hernández de Elche (Elche, Valência) – Abril/Maio de 2018

 

International week em Madrid

Os estudantes terão a possibilidade de realizar uma semana internacional, em Madrid, com um programa de formação de 5 dias que inclui seminários temáticos e visitas técnicas a organizações.



Saídas Profissionais

  • Direção de Recursos Humanos de organizações privadas ou públicas, com operações nacionais e/ou internacionais;
  • Assessoria de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos;
  • Consultoria de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos;
  • Quadros técnicos especialistas em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Regime

Pós-laboral

 

Horário

No ano letivo 2017/2018, o curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos decorrerá em horário pós-laboral, segundas e terças feiras (das 18h30 às 23h00) e quinta e sexta feiras (das 18h30 às 21h30). Excecionalmente, em cada semestre haverá 3 sábados com atividade letiva.

 

Propinas

O valor anual de propina está estimado em 1 500 € por ano curricular para os estudantes inscritos em regime full-time. O curso tem a duração total de 2 anos curriculares. Para os estudantes que pretendam inscrever-se em regime parcial devem ser consultadas as condições específicas de participação na Divisão Académica do ISCAP.


































Unidades Curriculares A S T/P/TP/PL ECTS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos 1 S1 6
Processos de Gestão de Recursos Humanos 1 S1 6
Gestão Internacional de Recursos Humanos 1 S1 3
Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida 1 S1 3
Metodologias de Investigação e Projeto em RH I 1 S1 6
Seminários de Gestão e Desenvolvimento de RH I 1 S1 6
Gestão do Capital Humano e do Conhecimento 1 S2 6
Avaliação e Gestão de Competências 1 S2 6
Liderança e Gestão de Pessoas 1 S2 3
Marketing e Comunicação em RH 1 S2 3
Metodologias de Investigação e Projeto em RH II 1 S2 6
Seminários de Gestão e Desenvolvimento de RH II 1 S2 6
Dissertação/Projeto de Intervenção 2 Anual 60



O Plano de Estudos do curso de Mestrado em GDRH foi publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 184 — 23 de setembro de 2011, com o Despacho nº 12777/2011 da Sr.ª Presidente do Instituto Politécnico do Porto, após decisão favorável da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e do registo, com a Ref.ª R/A – Cr 131/2011, na Direção-Geral do Ensino Superior (em anexo).

 

Resumo do Perfil de Docentes



Acesso

As condições de acesso ao curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos são definidas anualmente em Edital de Candidatura.

 

Destinatários

Admitem-se candidatos das seguintes áreas: ciências sociais, ciências humanas, ciências empresariais, com ou sem experiência profissional prévia.














































Diretor de Curso


Professora Dora Martins


E-mail: dir-curso.mgdrh@iscap.ipp.pt


Comissão Científica:

Dora Martins – doramartins@iscap.ipp.pt

Ana Cláudia Rodrigues – anarodrigues@iscap.ipp.pt

Viviana Meirinhos – vivianameirinhos@iscap.ipp.pt

































Qualificação de auditor interno na NP 4427:2004
A frequência e aprovação dos conteúdos “Interpretação da NP 4427:2004 - Sistemas de Gestão de Recursos Humanos” (16h) e “Boas Práticas APCER de Auditorias ISO 19011” (16h), integrados nas UC Seminários de Gestão e Desenvolvimento de RH I e Seminários de Gestão e Desenvolvimento de RH II, conferem a qualificação de auditor interno na NP 4427:2004, reconhecida pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).
 
 
Qualificação de avaliador de competências
A frequência e respetiva aprovação numa parte dos conteúdos (a definir pela docente responsável) da UC Avaliação e Gestão de Competências conferem a qualificação de avaliador de competências, reconhecida pela Pessoas e Sistemas.
 
 
Programas de coaching profissional
Os três estudantes que obtenham a melhor média de avaliação no final do 1º semestre de cada ano letivo e que, cumulativamente, desempenhem uma atividade profissional terão a possibilidade de realizar 5 sessões de coaching individual com coaches profissionais certificados, que subscrevem o código de ética da International Coach Federation. Este programa é oferecido ao abrigo da parceria existente entre o curso de Mestrado e a Clustform.
 
 
International week em Madrid
Os estudantes terão a possibilidade de realizar uma semana internacional, em Madrid, com um programa de formação de 5 dias que inclui seminários temáticos e visitas de estudo a empresas. Esta semana internacional será realizada em datas a acordar anualmente (entre fevereiro e março de cada ano letivo). As condições de participação serão apresentadas no início de cada ano letivo. Esta oportunidade decorre da parceria entre o curso de Mestrado, a DCH (Organización Internacional de Directivos de Capital Humano) e a Facthum.