Entrada > Destaques > Comunicação > Artigos de Opinião > Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial. Um curso diferente, abrangente e que te garante uma nova abordagem com o globalizado e desafiador mercado, oferecendo importantes e inovadoras ferramentas para o mundo dos negócios.

Com a consciência de que a comunicação existe e está por todo o lado, atendendo às atuais exigências do universo empresarial, a Licenciatura em Comunicação Empresarial, lecionada no ISCAP, surge com o intuito de formar futuros profissionais na área da comunicação, com uma visão estratégica das organizações e com capacidade de responder eficazmente às necessidades do mercado.

Apesar de ser uma licenciatura relativamente recente, esta tem vindo a suscitar muita atenção, expetativa e interesse por parte daqueles que se candidatam, pela primeira vez, ao ensino superior. A curiosidade pela diferença e a abrangência do curso também são dois dos fatores que leva também muitos dos alunos a se candidatarem a comunicação empresarial.

Dotar os estudantes de conhecimentos a nível da comunicação nas empresas, proporcionar uma aprendizagem tecnológica e digital para um contacto diferenciado com o mercado e saber contribuir de forma sistemática para a credibilidade, reputação e notoriedade das empresas, junto dos seus diversos públicos, são alguns dos objetivos do curso. Segundo Ana Lima, Diretora do curso e Alumna do ISCAP, “formar profissionais com excelente atitude, curiosos e críticos em relação ao mundo e à vida empresarial e capazes de acrescentar valor à sociedade”, constitui também uma prioridade.

A ligação do curso ao mundo e à realidade empresarial é um ponto a salientar. A maior parte das unidades curriculares que constituem o plano de estudos do curso têm uma vertente prática, ou seja, a matéria teórica serve de base para a aplicação a casos, muitas vezes reais. As atividades e iniciativas letivas que são realizadas no âmbito da licenciatura, como por exemplo a Odisseia da Comunicação, também são uma forma de ter outro tipo de aprendizagem e conhecimento relativamente à área.

Para além disto, torna-se importante referir a especialização dos docentes nas áreas da comunicação, gestão e línguas, assegurando, deste modo, que as temáticas do curso são abordadas e que são transmitidos os conhecimentos e competências para um melhor desempenho a nível académico e profissional.

O curso visa essencialmente formar um profissional pivot nas mais diversas áreas da comunicação, fundamentais para o bom desempenho das organizações e das empresas. Assim sendo, o profissional de comunicação empresarial representa o vínculo de todo o tipo comunicação entre o mercado e os públicos internos e externos.

Gestor de comunicação (interno, externo e internacional), de comunicação digital, da imagem organizacional, da relação com os meios de Comunicação Social, de redes sociais e de marca, assistente de comunicação, analista de comunicação interna e externa, técnico de relações públicas e de organização de eventos, assessor de comunicação e consultor de comunicação constituem as saídas profissionais do curso de Comunicação Empresarial.

Para muitos dos atuais estudantes, o curso cede sólidas e boas bases para a aplicação no âmbito empresarial e laboral, principalmente pela orientação prática de muitas das unidades curriculares. Gestão de redes sociais; Identidade, imagem e reputação; Comunicação Pública; Criatividade em Comunicação Empresarial; Técnicas de Relações Públicas e Gestão e Ativação de Marca são algumas das disciplinas favoritas dos alunos.

Tal como a atual diretora do curso refere: “continuar a estreitar o meio académico com o mundo empresarial é a nossa grande aposta”, garantido, assim, que os alunos de comunicação possam e tenham acesso a um contacto, cada vez mais personalizado, ao ambiente profissional.

Se ficaste interessado e precisas de mais alguma informação sobre a Licenciatura em Comunicação Empresarial clica aqui.

Contributo da Diretora de Curso, Professora Doutora Ana Lima e dos estudantes Ana Matos, Mariana Silva, Neuza Carvalho, Rui Bessa e Isabel Geriante.

João Ponte