O curso assegura uma formação específica na área do marketing e prepara os estudantes para enfrentar as atuais exigências do mercado e do globalizado mundo dos negócios. Ao concluírem o ciclo de estudos em Marketing, todos os estudantes estão preparados para, através dos conhecimentos, competências e técnicas adquiridos, criar ou acrescentar valor para as organizações e/ou empresas e para os públicos que interagem com as mesmas.
Atender, de uma forma personalizada, às necessidades e exigências dos consumidores e do próprio mercado; desenvolver estratégias para aumentar o volume de vendas de uma organização e/ou empresa; gerir uma marca e aumentar a visibilidade de determinados produtos, serviços ou marcas são também algumas das funções que o profissional de Marketing poderá vir a realizar em contexto empresarial.
A abrangência é um fator de destaque para a licenciatura em Marketing. Apesar de se focar muito na própria área, o curso abrange e interliga-se com outras áreas igualmente importantes para bom desempenho de funções como a Gestão, Contabilidade, Estudos de Mercado e Estatística, o que enriquece a preparação dos estudantes para a realidade das próprias empresas.
Para além disto e de acordo com a atual diretora do curso, Professora Doutora Maria Antónia Rodrigues, “o curso apresenta uma grande interação com o mercado/empresas. Desde o primeiro ano são propostos aos estudantes a realização de trabalhos teórico-práticos que têm por base problemas reais de empresas.” Acrescenta, ainda, que “outra interação com o mercado passa pela participação dos nossos alunos em concursos nacionais e internacionais com a apresentação de novos produtos e conceitos e estratégias de desenvolvimento e implementação no mercado”. Esta conexão dos estudantes à realidade organizacional fortalece os conhecimentos adquiridos e faz surgir novas oportunidades.
Os estudantes podem exercer várias cargos na área como Gestor de Marketing; Gestor de Vendas; Gestor de Marca, Produto ou Mercado; Trademarketing ou Consultor de Marketing. Poderão a vir a integrar departamentos de Marketing, Comunicação ou Comercial ou vir a ser especialistas em áreas específicas do Marketing, como Estudos de Mercado, Comunicação e Marketing Digital.
Para Ana Magalhães, atual estudante da licenciatura em Marketing, “o curso é realmente muito diversificado. Não só apelam à criatividade e ao estudo de conceitos de Marketing como também é cedido um conjunto de ferramentas muito úteis para a aplicação no contexto empresarial. Também a componente prática é um ponto forte: surgem muitas oportunidades para conhecer empresas nacionais e para realizar trabalhos que são apresentados diretamente às mesmas.”
Se ficaste interessado e precisas de mais alguma informação sobre a Licenciatura em Marketing clica aqui.
Contributo da Diretora de Curso, Professora Doutora Maria Antónia Rodrigues e da Estudante Ana Magalhães.
Autor
João Ponte