Os estudantes da Licenciatura em Marketing - Jacinta Brito, João Sousa, Mónica Rocha e Vânia Figueiredo vencem a 3ª Edição do Prémio ECOTROPHELIA PORTUGAL 2019. Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia, produto desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, é o grande vencedor do ECOTROPHELIA Portugal 2019.
O galardão foi entregue ontem numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e que reuniu representantes da indústria agroalimentar e das entidades do sistema científico envolvidas na iniciativa.
O prémio ECOTROPHELIA Portugal, iniciativa dinamizada pela PortugalFoods, promove a ecoinovação, o empreendedorismo e a competitividade, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares inovadores e sustentáveis para o setor agroalimentar. A edição deste ano envolveu 11 instituições do ensino superior e resultou na criação de 20 produtos, dos quais 10 chegaram à final, sendo avaliados tendo por base critérios como inovação de produto, sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas e credibilidade de mercado.
De acordo com o Tiago Brandão, diretor de projeto do Super Bock Group, em representação do júri, o grande vencedor destacou-se pelo valor que trouxe a um produto subaproveitado, mas sobretudo pela capacidade da equipa em promover o produto: “Tivemos ideias muito inovadoras e com muito potencial, o que levou a que, a certa altura, tivéssemos até um empate entre diversos produtos a concurso, mas a equipa do Salmar acabou por se destacar pela atitude”, afirma o jurado. “Inovação nem sempre significa inventar coisas novas, muitas vezes expressa-se em usar a criatividade para acrescentar valor a algo que estava subvalorizado e este produto é exemplo disso. O Salmar utiliza cabeças de salmão, que não seriam aproveitadas, e dá-lhes uma nova vida, num conceito muito simples, mas muito eficaz. A par disso, a equipa demonstrou muitas competências humanas perante o júri, transmitindo a ideia do projeto na perfeição e reagindo de forma muito assertiva às nossas questões, o que nos fez acreditar ainda mais no produto.
A equipa do Salmar foi distinguida com um prémio monetário no valor de 2.000 euros e com 7.000 euros em serviços de consultoria, para que possa fazer crescer o projeto. A Ivity Brand Corp proporcionará consultoria nas áreas da Comunicação e Design (no valor de 3.500 euros), a Market Access em Internacionalização (2.500 euros) e a Patentree sobre Propriedade Intelectual (1.000 euros). Além dos prémios, a equipa vai representar o país no ECOTROPHELIA Europe, nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito da ANUGA, feira internacional do setor de alimentos e bebidas, onde estará a concorrer com outros 16 países.
PARABÉNS aos vencedores, em particular, aos nossos estudantes! A vossa determinação, profissionalismo e criatividade sustentam o verdadeiro significado do ORGULHO EM SER ISCAP.