O projeto TAClaro - Transparência, Responsabilidade e Comunicação na Administração Pública Local - surge de uma parceria entre o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e Câmara Municipal de Valongo (CMV). O projeto TAClaro é uma plataforma digital de comunicação que tem como objetivo principal promover a transparência na gestão dos recursos públicos, disponibilizando informação clara aos munícipes sobre as contas das autarquias e desenvolvendo o nível de literacia financeira pública na comunidade em geral. O Município de Valongo serviu de case-study para o arranque do projeto, sendo o primeiro do País a aderir ao TAClaro.
Este projeto inovador do ISCAP vai para além da transparência baseada na responsabilização das funções públicas e na prestação de contas. O TAClaro tem como finalidade descodificar a linguagem económico-financeira, explicando-a de forma simples, direta e acessível ao cidadão comum, motivando deste modo para uma cidadania mais ativa e contribuindo para que uma comunidade mais esclarecida se torne mais participativa.
Este projeto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do ISCAP formada por Amélia Silva, Maria José Angélico e Sandrina Teixeira, docentes do ISCAP e investigadoras no CEOS.PP.