Entrada > Destaques > Notícias > “Finfluencers”: o risco é do comprador
Publicado em: 31 Março 2025

“Finfluencers”: o risco é do comprador

António Manuel Cunha, Professor Adjunto Convidado no ISCAP, partilha a sua visão sobre o perigo dos investimentos em determinados ativos, como ações e cryptos.

"O que acontece em algumas páginas de redes sociais é diferente: verifica-se a promoção de investimentos em determinados ativos (ações, crypto, etc.), sem que se perceba se a página representa uma pessoa ou entidade autorizada pelas autoridades de supervisão para o exercício de análise financeira ou consultoria para investimento. Tal como a frase do título indica, o risco é do comprador.

“Finfluencer” é uma pessoa ou entidade que recorre a publicações em redes sociais para promover a venda de investimentos em ativos financeiros. Caveat Emptor é uma expressão em latim que quer dizer “O risco é do comprador”. A expressão foi criada em 1603, na Inglaterra, depois de um júri de um tribunal ter decidido que a promoção da venda de um artigo como tendo propriedades curativas que não eram verdadeiras não concedia direito de indemnização ao comprador, o qual deveria ter verificado a veracidade das tais propriedades antes da compra."

(...)

Leia o artigo na íntegra aqui!

Combined Shape

Navigation