Períodos de candidatura:
1ª Fase - de 22 de julho a 20 de agosto 2022
2ª Fase - de 21 a 24 de setembro 2022
No CTeSP em Apoio à Decisão ganhas a capacidade de utilizar um conjunto de ferramentas essencialmente na área da Gestão, dando resposta a muitas das necessidades sentidas pelas empresas.
O enquadramento do CTeSP em Apoio à Decisão é perfeito na região geográfica em que se insere pela existência de um elevado número de micro e pequenas empresas, nos mais diversos setores, muitas delas empresas familiares.
As unidades curriculares estão distribuídas ao longo dos 3 primeiros semestres pelas seguintes áreas:
Área das Ciências Empresariais:
· Elementos de Contabilidade
· Gestão Empresarial
· Negociação e Técnicas de Vendas
· Gestão de Stocks
· Gestão das Operações e Logística
· Gestão de Projetos
Área de Matemática e Estatística:
· Análise Exploratória de Dados
· Análise Inferencial
· Investigação Operacional
· Técnicas de Previsão e Planeamento
· Modelos de Apoio à Decisão
Área de Informática:
· Aplicações Informáticas
· Algoritmia e Programação
· Simulação
Área das Humanidades
· Inglês de Negócios I
· Inglês de Negócios II
Área das Ciências Sociais e do Comportamento
· Técnicas de Expressão Pessoal
· Liderança e Gestão de Conflitos
No 4º semestre decorre o estágio.
Trata-se de um curso maioritariamente na área da Gestão que pretende apoiar na decisão de funções de planeamento, organização, direção e controlo da empresa, gerindo recursos e procurando soluções, fazendo uso pleno dos sistemas integrados de gestão.
Quanto às principais atividades do perfil profissional são:
- Colaborar nos diferentes processos de gestão da empresa
- Apoiar na otimização de processos, meios e espaços disponíveis
- Colaborar no desenvolvimento de soluções propostas sobre desafios de caráter tecnológico e de inovação que possam vir a condicionar a atividade da empresa e as suas relações com clientes
- Gerir os sistemas de transportes e otimizar os fluxos de informação, de produtos, de serviços.
- Controlar o aprovisionamento de materiais e de mercadorias para os planos de produção e de distribuição assegurando quantidade, qualidade, lugar e prazos.
- Garantir a coordenação e a operacionalização dos processos, dos meios humanos e materiais necessários.
- Elaborar relatórios de análise e de gestão de indicadores comerciais considerados relevantes e sistematizar informação operacional.
- Construir e gerir bases de dados.
- Integrar equipas multidisciplinares, privilegiando a comunicação, a colaboração, o desempenho e a cordialidade nas relações de trabalho.
- Gerir as relações com os clientes usando técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação assegurando a qualidade do serviço prestado.