Entrada > Destaques > Notícias > 3º Congresso RNEC – Rede Nacional de Estudos Culturais
Publicado em: 05 Julho 2024

3º Congresso RNEC – Rede Nacional de Estudos Culturais

Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares

O III Congresso da RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais, este ano organizado pelo Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Politécnico do Porto, decorrerá nos dias 11 e 12 de julho de 2024 no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O Congresso reunirá académicos, investigadores e instituições nacionais e internacionais dedicados aos Estudos Culturais.

A RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais representa uma comunidade de centros de investigação, instituições de ensino superior, licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações que tem vindo a expandir-se de forma assinalável ao longo dos últimos anos em Portugal. O III Congresso da RNEC visa promover o reconhecimento desta comunidade construída em torno dos Estudos Culturais e potenciar diálogos e colaborações sobre ensino e investigação cada vez mais articulados e densos.

Em 2024, o III Congresso da RNEC tem como mote “Estudos Culturais – Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares”. Neste Congresso serão discutidas as diversas vertentes dos Estudos Culturais, à luz da interdisciplinaridade, numa afirmação da constante irreverência, pertinência e vitalidade da área.

Pensar e praticar os Estudos Culturais enquanto área inter-, multi-, trans- e pan- disciplinar não significa trilhar um caminho vago e indefinido, numa anti-/in-disciplina aleatória, árida, alheada dos contextos que condicionam a academia contemporânea. Bem pelo contrário, os Estudos Culturais que a RNEC traz a este III Congresso desafiam as fronteiras disciplinares que mais não fazem do que perpetuar as hierarquias do poder e reproduzir os discursos ideologicamente orientados sobre a vulnerabilidade das Ciências Sociais e Humanas. Essas fronteiras disciplinares anacrónicas contaminam a capacidade de intervenção intelectual, política e social dos Estudos Culturais. Por essa razão, a intervenção anti- e in-disciplinar dos Estudos Culturais torna-se ela própria num projeto académico orientado para a defesa de uma academia contemporânea e inclusiva, ciente das mudanças exigidas pela decolonização, pelos feminismos, por todas as identidades situadas algures no espectro inter-, multi-, trans- e pan-. Nesse sentido, os Estudos Culturais que pretendemos discutir ao longo do III Congresso da RNEC são inter-, multi-, trans- e pan- disciplinares para se poderem anti- encerrar face aos confinamentos intelectuais e in-disciplinar face aos poderes hegemónicos, honrando o legado dos Estudos Culturais do Centre for Contemporary Cultural Studies de Birmingham e de Stuart Hall.

+info

Combined Shape

Navigation