Entrada > Destaques > Notícias > Concursos Especiais, Regimes de Reingresso e Mudança de par Instituição/Curso
Publicado em: 28 Junho 2024

Concursos Especiais, Regimes de Reingresso e Mudança de par Instituição/Curso

CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO
Período de candidatura 1.ª fase: 1 a 12 de julho 2024
Período de candidatura 2.ª fase: 12 a 23 de agosto 2024
Período de candidatura 3.ª fase: 23 a 27 de setembro de 2024

Para consulta do edital e candidatura CLIQUE AQUI

CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

Os Concursos Especiais (CE) são uma modalidades de acesso e ingresso aos cursos de licenciatura do Politécnico do Porto, especialmente destinada a todos os que desejam enriquecer e atualizar a sua formação superior.
Destinam-se a candidatos com habilitações específicas, tais como titulares de curso superior conferente de grau, técnicos superiores profissionais (TeSP) ou titulares de diploma de especialização tecnológica (DET) — nestes últimos dois casos, os candidatos devem ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas no ano de candidatura no regime geral, obtendo classificação igual ou superior à classificação mínima fixada.  Este concurso decorre, habitualmente, nos meses de julho e agosto de cada ano.

REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

A candidatura a mudança de par instituição/curso destina-se a estudantes que pretendem matricula/inscrição em par instituição/curso diferente daquele em que em anos letivos anteriores esteve inscrito, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso superior.

Podem requerer mudança de par instituição/curso os estudantes que:
 - tenham estado inscritos num curso superior num estabelecimento de ensino superior e não o tenham concluído;
- tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano letivo, no âmbito do regime geral de acesso. Tenham nesses exames a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, para acesso ao mesmo curso;
- satisfaçam os pré-requisitos caso exigidos para o curso a que se candidata.