O Centro de Apoio Académico, Social e Administrativo a Estudantes Internacionais (AASA), que trabalha em articulação com o Gabinete de Relações Internacionais, tem como objetivo o apoio e a integração dos alunos estrangeiros, mais propriamente dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), na comunidade académica.
Este projeto surgiu, segundo a instituição de ensino superior, pela necessidade de uma resposta inclusiva ao crescente número de estudantes internacionais que procuram o ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto), revestindo-se de três valências, nomeadamente, a académica, a social e a administrativa.
O Novum Canal foi conhecer a realidade desta iniciativa, através do presidente do ISCAP, Manuel Moreira da Silva, da coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e membro do projeto AASA, Alexandra Albuquerque, bem como dos alunos Larissa Manjate e Nuno Fernandes.
Refira-se que, Larissa Manjate é natural de Maputo, Moçambique, e reside no Porto desde novembro de 2021. É estudante do 2.º ano da licenciatura em Comunicação Empresarial. Já Nuno Fernandes, que frequenta o 3.º ano da licenciatura em Marketing no ISCAP, é cabo-verdiano, natural de Santo Antão, e reside em Portugal desde 2022.