Entrada > Destaques > Notícias > Estudantes internacionais escolhem o ISCAP como primeiro contacto no ensino superior português
Publicado em: 25 Setembro 2023

O ISCAP deu início ao novo ano letivo 2023/2024 contando com mais de 200 estudantes internacionais, sendo a instituição mais internacional do Politécnico do Porto.

No dia 18 de setembro de 2023, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) deu início ao ano letivo 2023/2024, recebendo mais de 750 estudantes de nacionalidade portuguesa. No entanto, também os estudantes internacionais escolheram o ISCAP como primeiro contacto no ensino superior português.

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, apenas no início deste primeiro semestre, já acolheu cerca de 50 estudantes internacionais e recebeu, ainda, mais de 200 jovens no âmbito do programa de mobilidade europeu ERASMUS+.

Neste sentido, o ISCAP possui serviços que auxiliam a estadia e a integração destes jovens Portugal, de que é exemplo o Gabinete de Relações Internacionais (GRI), o qual gere programas de cooperação e intercâmbio académico e profissional. Além disso, também os estudantes nacionais pretendem ajudar os seus pares nesta aventura internacional.

A Comissão de Apadrinhamento (COMAP) de estudantes internacionais é um projeto de e para jovens, liderada por alunos portugueses do ISCAP, que pretende dar a conhecer a instituição e também a cultura portuguesa àqueles que aterram em Portugal.

Tendo em conta a crescente notoriedade da instituição a nível internacional, tornou-se necessário um maior acompanhamento e orientação dos estudantes ERASMUS, pelo que é realizada anualmente uma semana de integração a estes estudantes – Orientation Week – concebida pela COMAP, a qual pretende promover o contacto e diálogo intercultural, através de múltiplas atividades lúdicas e pedagógicas.

Para mais de duas centenas de estudantes este é o primeiro contacto com Portugal e com o ensino superior português. É a partir desta premissa que o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto assegura um contacto próximo com todos aqueles que escolhem a instituição como segunda casa, tornando-se a escola mais internacional do Politécnico do Porto.