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Publicado em: 24 Outubro 2024

Investigadora do CEI publica capítulo sobre o ISCAP-P.PORTO no “The Routledge Handbook of Critical Interculturality

A coordenadora e investigadora do Centro de Estudo Interculturais (CEI), Clara Sarmento, é autora do capítulo When Interculturality and Business Meet: A critical turn in Portuguese higher education” incluído no recém-publicado The Routledge Handbook of Critical Interculturality in Communication and Education (568 páginas, ISBN 9781032815732), coordenado por Fred Dervin, da Universidade de Helsínquia.

Mais informações estão acessíveis aqui e aqui

The Routledge Handbook of Critical Interculturality in Communication and Education é o primeiro livro inteiramente dedicado ao conceito de interculturalidade crítica, refletindo sobre aquilo que o adjetivo ‘crítico’ significa para a investigação e o ensino em estudos interdisciplinares. O livro é composto por 35 capítulos, incluindo uma introdução e uma conclusão abrangentes. O seu objectivo é apresentar um debate atual e especializado sobre a interculturalidade crítica e ajudar os leitores a compreender aquilo que o tema implica nos contextos globais e locais contemporâneos, para além dos estudos e das práticas pedagógicas dominantes. Os capítulos questionam o uso destes conceitos em diferentes línguas no debate sobre a interculturalidade, recorrendo à investigação mais recente produzida em diferentes partes do mundo.

Clara Sarmento contribui com o capítulo 24, “When Interculturality and Business Meet: A critical turn in Portuguese higher education”, onde analisa uma experiência de conceptualização e ensino da interculturalidade crítica no ensino superior português, nomeadamente no Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios, do ISCAP-P.PORTO. Ao olhar a interculturalidade enquanto movimento, comunicação e encontro, numa perspetiva interdisciplinar, o capítulo analisa como os alunos podem ser convidados a questionar o impacto pragmático da cultura na economia, na política e na sociedade, tendo ao mesmo tempo consciência de que os os actos de comunicação intercultural não medeiam culturas monolíticas mas sim a compreensão individual e contextualizada dessas culturas.

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