Ao longo de 177 páginas, o volume compila os trabalhos apresentados à 2022 International Conference on Education and Migrations, (https://www.iscap.pt/cei/EM2020/index.html) e conta com um prefácio de Vasco Malta, Chefe de Missão da OIM – Organização Internacional para as Migrações em Portugal.
O livro inclui contribuições de académicos de diversos países, cuja investigação se centra nas inúmeras e prementes questões suscitadas pelo contexto dos movimentos migratórios internacionais dos nossos dias. De forma transversal, os grandes temas dos textos incluídos nesta obra são os aspetos culturais e linguísticos, percecionados enquanto motivo de muitas das dificuldades enfrentadas pelas comunidades migrantes nos contextos de acolhimento, mas também enquanto possível fator de resolução dessas dificuldades, se assumidos como veículos de diálogo e de construção de uma sociedade humana diversificada e justa.
A primeira parte da obra centra-se em reflexões sobre o papel da educação nesse processo de gradual integração, sobre as prestações escolares e académicas de crianças e jovens migrantes em diferentes níveis de ensino dos países de acolhimento e sobre a influência de fatores linguísticos e culturais nesses resultados.
Na segunda parte, são apresentadas experiências concretas de comunidades migrantes em contextos de trabalho, com vista à deteção de obstáculos decorrentes de barreiras linguísticas e culturais, que podem conduzir a situações de discriminação, de fragilidade social e de exploração laboral, nomeadamente em populações com níveis baixos de ensino.
Pretende-se, assim, proporcionar um conjunto de estudos e de reflexões que possam conduzir a visões cada vez mais aprofundadas dos fenómenos migratórios, reforçando a ideia basilar de que a educação, nas suas múltiplas dimensões, é um meio indispensável para estabelecer as pontes e os diálogos que sustentam a diversidade do mundo.