No passado dia 27 de novembro de 2024, o Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) receberam o Fórum “Desinformação, Jornalismo e Sociedade Civil”. O evento contou com a participação de especialistas nacionais e espanhóis para debater o impacto da desinformação na sociedade e o papel do jornalismo no combate às fake news.
Na sessão de abertura contamos com a presença da Professora Sandrina Teixeira (coordenadora do projeto em Portugal) e o Professor Manuel Moreira da Silva (Presidente do ISCAP). Este evento contou com dois espaços de discussão: uma mesa-redonda (manhã) e uma mesa de debate (tarde). A mesa-redonda moderada por Miguel Saraiva, diretor do Gabinete de Comunicação e Imagem da Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho, os oradores Rita Marques, presidente da Fundação da Livraria Lello; Fernando Zamith, professor da Universidade do Porto; e Rui Neves Moreira, Partner e COO da JLM_K, debatendo-se o papel das instituições na promoção da verdade, bem como os desafios da comunicação digital, o combate às fake news e a responsabilidade empresarial na prevenção da desinformação.
A mesa de debate contou com estudantes, docentes, investigadores e convidados de Portugal e Espanha, debatendo-se temas como a regulação das plataformas digitais; preservação do jornalismo e fortalecimento do pluralismo; resiliência, literacia mediática e participação da sociedade civil; verificação de factos e sustentabilidade das iniciativas de fact-checking; e políticas públicas de proteção. Estes debates serão gravados e transformados, mediante em capítulos de um livro digital a ser publicado em 2025. Na sessão de encerramento do Fórum pudemos contar com a participação de um membro da NATO, Alexandran Ntakou (Public Diplomacy Division (PDD)), que falou da importância deste projeto para a sociedade.
Este evento foi promovido pelo CEOS.PP | ISCAP | P.Porto em parceria com os grupos de investigação da Universidade Complutense de Madrid – o INDESO (Regulação Jurídica e Participação do Cidadão Digital) e o da COMEIN (Comunicação, Metodologias e Inovação) – e conta com o apoio da NATO, através do programa “NATO Public Policy Fellowships”, que visa promover a reflexão e o diálogo sobre o impacto e a prevenção da desinformação, com destaque ao papel dos jornalistas.