A Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia de Salamanca acolheu, esta semana, um programa internacional no qual participaram 40 estudantes de diferentes universidades europeias, entre os quais estudantes e os docentes Maria Antónia Rodrigues e Jorge Quaresma, do ISCAP. Sob o título "NGOs and CSR Partnerships: the role of leadership in this partnership", este programa intensivo (Blended Intensive Program - BIP) é uma iniciativa financiada com fundos da União Europeia.
O projeto conta com o apoio da Associação Espanhola Contra o Cancro (AECC), cuja colaboração foi fundamental para o desenvolvimento desta experiência formativa, e da farmacêutica MSD. Entre as atividades destacadas, os participantes realizaram uma visita à sede da AECC em Madrid, onde puderam conhecer o funcionamento interno da organização e apresentar ideias inovadoras para fortalecer a sua missão.
O desafio proposto aos estudantes foi o de criar propostas criativas para o relatório de sustentabilidade da multinacional farmacêutica MSD, alinhadas com o objetivo de responsabilidade social corporativa (RSC) de alcançar uma geração livre de fumo. Este desafio está vinculado aos objetivos da AECC e ao Plano Europeu contra o Cancro 2040, destacando a relevância social desta atividade.
As ideias geradas durante o programa não apenas contribuíram para o impacto social das iniciativas da AECC, mas também serviram como modelo para futuras colaborações entre universidades, ONGs e empresas.