Entrada > Destaques > Notícias > Milena Carvalho em entrevista à Archivoz Magazine
Publicado em: 01 Julho 2024

Milena Carvalho em entrevista à Archivoz Magazine

Destacamos a entrevista de Milena Carvalho, Diretora da licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (LCTDI) e Professora Adjunta no ISCAP, à revista Archivoz.

“Atualmente, os profissionais que lidam com a Ciência da Informação (CI) concentram-se no fenómeno da informação como fenómeno humano e social no contexto do paradigma pós-custodial, informacional e científico que caracteriza a ciência da informação. A gestão eficaz da informação depende dos profissionais, que não se limitam aos profissionais mais convencionais, como arquivistas e bibliotecários, mas também aos profissionais mais modernos, como gestores de conteúdo. Parece-nos que a designação de gestores da informação é mais abrangente e abarca todas as funções que os gestores da informação desempenham para acompanhar a evolução tecnológica e atender às necessidades dos utilizadores da informação, sejam eles organizações públicas ou privadas.

Nesse sentido, começo por referir, que a licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (LCTDI) foi criada em 2001/2002 na extinta Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Unidade Orgânica (UO) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), sendo a primeira e única licenciatura em Ciência da Informação no Ensino Superior Politécnico em Portugal.

Proporciona o desenvolvimento de competências técnicas especializadas na gestão sistémica da informação em qualquer tipo de suporte, nos mais diversos setores de atividade, incluindo a criação, pesquisa, avaliação e seleção de informação de qualidade e a sua organização, tornando-a acessível e utilizável  pelos  colaboradores  e  clientes  das  organizações.  Prepara técnicos especializados capazes de acompanhar e usar as inovações tecnológicas adequadas à gestão dos recursos informacionais de qualquer tipo de organização. Forma profissionais orientados para o trabalho em equipa e para a mobilidade profissional, capazes de investir numa formação contínua especializada e numa cultura técnica, científica e humanista aberta à internacionalização.

Neste sentido, consideramos que a formação oferecida pelo curso de Licenciatura em CTDI do ISCAP proporciona uma preparação abrangente e atualizada, refletindo as necessidades do mercado de trabalho moderno e as tendências tecnológicas. Os profissionais formados são capazes de se adaptarem a diversas funções na área da gestão de informação, contribuindo para a eficiência e inovação nas organizações onde atuam.

Conscientes dos desafios profissionais constantes e da inevitável especialização para atuar em determinados contextos profissionais, no âmbito da Ciência da Informação, no ISCAP, foram ainda criados os seguintes cursos de Especialização:

• Pós- Graduação em Gestão de Documentação de Saúde;
  • Pós-Graduação em Gestão de Centros de Recursos Educativos na Era Digital;
  • Pós-Graduação em  Gestão de Serviços de Informação.

Os elevados níveis de empregabilidade que a LCTDI apresenta, são uma prova de que existe uma necessidade de mercado para diplomados com competências nesta área e que rapidamente são absorvidos.
Há uma forte procura de recursos humanos devidamente formados que possam desde logo assumir funções de maior complexidade que garantam a qualidade da Gestão da documentação/Informação organizacional e por isso sejam promotores de diferenciação."

Poderá ler o artigo completo em Archivoz Magazine.