Entrada > Destaques > Notícias > Novo Curso TeSP - Apoio à Decisão

Períodos de candidatura:
1ª Fase - de 22 de julho a 20 de agosto 2022
2ª Fase - de 21 a 24 de setembro 2022

No CTeSP em Apoio à Decisão ganhas a capacidade de utilizar um conjunto de ferramentas essencialmente na área da Gestão, dando resposta a muitas das necessidades sentidas pelas empresas.

O enquadramento do CTeSP em Apoio à Decisão é perfeito na região geográfica em que se insere pela existência de um elevado número de micro e pequenas empresas, nos mais diversos setores, muitas delas empresas familiares.

As unidades curriculares estão distribuídas ao longo dos 3 primeiros semestres pelas seguintes áreas:

Área das Ciências Empresariais:
     · Elementos de Contabilidade
     · Gestão Empresarial
     · Negociação e Técnicas de Vendas
     · Gestão de Stocks
     · Gestão das Operações e Logística
     · Gestão de Projetos

Área de Matemática e Estatística:
     · Análise Exploratória de Dados
     · Análise Inferencial
     · Investigação Operacional
     · Técnicas de Previsão e Planeamento
     · Modelos de Apoio à Decisão

Área de Informática:
     · Aplicações Informáticas
     · Algoritmia e Programação
     · Simulação

Área das Humanidades
     · Inglês de Negócios I
     · Inglês de Negócios II

Área das Ciências Sociais e do Comportamento
     · Técnicas de Expressão Pessoal
     · Liderança e Gestão de Conflitos

No 4º semestre decorre o estágio.

Trata-se de um curso maioritariamente na área da Gestão que pretende apoiar na decisão de funções de planeamento, organização, direção e controlo da empresa, gerindo recursos e procurando soluções, fazendo uso pleno dos sistemas integrados de gestão.

Quanto às principais atividades do perfil profissional são:

• Colaborar nos diferentes processos de gestão da empresa
  • Apoiar na otimização de processos, meios e espaços disponíveis
  • Colaborar no desenvolvimento de soluções propostas sobre desafios de caráter tecnológico e de inovação que possam vir a condicionar a atividade da empresa e as suas relações com clientes
  • Gerir os sistemas de transportes e otimizar os fluxos de informação, de produtos, de serviços.
  • Controlar o aprovisionamento de materiais e de mercadorias para os planos de produção e de distribuição assegurando quantidade, qualidade, lugar e prazos.
  • Garantir a coordenação e a operacionalização dos processos, dos meios humanos e materiais necessários.
  • Elaborar relatórios de análise e de gestão de indicadores comerciais considerados relevantes e sistematizar informação operacional.
  • Construir e gerir bases de dados.
  • Integrar equipas multidisciplinares, privilegiando a comunicação, a colaboração, o desempenho e a cordialidade nas relações de trabalho.
  • Gerir as relações com os clientes usando técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação assegurando a qualidade do serviço prestado.