Nos dias de hoje, a transição dos jovens do ambiente académico para a vida profissional levanta questões fundamentais sobre a adequação da formação que recebem. Será que estamos a prepará-los para os desafios do mundo real? A resposta, infelizmente, tende a ser negativa, sobretudo quando consideramos a complexidade do desafio, que vai muito para além da obtenção de um diploma.
A preparação para este momento não começa, no entanto, com o ingresso no ensino superior. Acontece muito antes, e inclui uma diversidade de actores como a família, a comunidade, o sistema de ensino, o desporto, o associativismo, o grupo de pares, as redes sociais, entre outros. A família, em particular, surge como o primeiro espaço de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. A comunidade e o sistema educativo complementam essa aprendizagem, oferecendo um ambiente onde se desenvolvem e consolidam competências cognitivas, sociais e emocionais.
Cada um daqueles actores contribui para formar a base sobre a qual o ensino superior constrói uma educação mais especializada e técnica que, por norma, se alinha com o mercado, a sociedade, as suas exigências e expectativas.
Poderá ler na íntegra o artigo de opinião no Human Resources, ao clicar AQUI.