Missão da UCE
No quadro societal actual, a Comunicação Especializada é, provavelmente, pela complexidade e interdisciplinaridade que pressupõe, um dos mais estimulantes desafios de investigação, ao manifestar-se por intermédio de uma multiplicidade de sistemas semióticos crescentemente complexos, no interior dos quais passou a coexistir uma miríade de virtualidades até há pouco inimaginável. Não se encontram ainda sobejamente estudadas as novas formas de estruturar as representações mentais, de ancorar a figuração subjacente à interacção social e às novas performatividades do homem enquanto ser comunicante e simbólico.
Quando se circunscreve esta observação do agir simbólico a ambientes enformados por intencionalidades próprias, como é do contexto empresarial, fica claro, nas manifestações contemporâneas, que vivemos um momento de transição que torna difusa componente relacional dos interlocutores. As inúmeras manifestações semióticas, a par do trabalho de figuração e de gestão da face, quer em presença, quer em modalidades síncronas e assíncronas apresentam hoje contornos que merecem ser identificados e avaliados.
Do ponto de vista operacional, torna-se assim imperativo realizar trabalho exploratório que venha a sustentar a construção de modelos teóricos de comunicação especializada escorados no macro-conceito de comunicador-facilitador: definido como sujeito comunicante especializado capaz de gerir com proficiência diferentestipos e contextos de comunicação grupal e pública; possuidor de literacias clássicas, mas também de literacias novas inerentes à construção da retórica discursiva multimodal, crucial à visibilidade voluntária dos indivíduos e dos grupos na rede; capaz de manipular a língua enquanto ferramenta argumentativa e de rigor conceptual, capaz de zelar pela qualidade e pela identidade linguística e comunicativa de uma empresa, gerindo a sua uniformização e harmonização terminológicas e estilísticas, entre outras dimensões.
Neste contexto, prevê-se o desenvolvimento de três linhas de investigação:
(1) Pragmática da comunicação especializada;
(2) Comunicação organizacional na rede;
(3) Comunicação audiovisual inclusiva.