Projetos Financiados
O programa Erasmus+ tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e a animação da juventude. Este programa apoia os seguintes projetos:
Entre4future – Simulation for Entrepreneurship (www.entre4future.com) |
Resumo: O objetivo geral é a troca de práticas, experiência e formação profissional relacionadas com a utilização de metodologias de aprendizagem com base na simulação empresarial como método de estímulo para o empreendedorismo e educação dos jovens, entre dois níveis de ensino – cursos profissionais e universidades.
Parceiros: Colegiul Economic Dimitrie Cantemir [RO]; JobInVest A/S [DK]; Erhvervsakademi Sydvest [DK]; International Business College BHAK 12 [AT]; IPP – Instituto Politécnico do Porto [PT]; Ongregacion de los Hermanos de las Escuelas Cristianas – Dto. Catalunya – La salle seu D’urgell [ES]; Paphos Chamber of Commerce and Industry [CY]; Camera de Comert si Industrie Suceava [RO].
eFinLit Developing Financial Competencies for EU Citizens Utilizing Online Learning and Digital Literacy (www.efinlit.eu) |
Resumo: Este projeto tem como objetivo dotar os jovens adultos com ferramentas e conhecimentos necessários para gerir os seus rendimentos (no mínimo), de uma forma que permitirá sustentar a qualidade de vida e flexibilidade financeira em níveis adequados, a longo prazo.
Parceiros: Innovade Li Ltd [CY]; CE.S.CO.T. Veneto [IT]; EC-C Verein für interdisziplinaere Bildung und Beratung [AT]; Integra Institut [SI]; Qualed [SK]; IPP – Instituto Politécnico do Porto [PT];Cardet [CY]; IEF [ES].
Gain Time - Master Model to gain time in your classroom (www.gaintime.eu) |
Resumo: Este projeto pretende desenvolver competências profissionais e pedagógicas entre professores e formadores, melhorando a adoção das TIC, através do apoio à aprendizagem e acesso a recursos educacionais, com os objetivos de combinar os níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos.
Parceiros: Spanish Confederation of Education and Training Centres [ES]; Erifo [IT];Bury College [England, UK]; Stucom Centre d’Estudis [ES];Association IT World BG [BG];Elazig [TR]; IPP – Instituto Politécnico do Porto [PT]; Istituto Sereni [IT]; Gausdal videregående skole, Pierre de Coubertin [NO].
O programa Lifelong Learning Programme foi projetado para permitir que as pessoas, em qualquer fase da sua vida, participem no estimulo de experiências de aprendizagem, bem como o desenvolvimento da educação e formação em toda a Europa. Este programa apoio o seguinte projeto:
InSchool - Innovation for Early School Leaving (www.inschoolproject.org) |
Resumo: O objetivo geral do projeto é estabelecer uma rede de organizações de formação profissional europeias para facilitar a importação e exportação das melhores práticas, de modo a melhorar a qualidade da formação para as pessoas em que estão/irão sofrer de abandono escolar precoce.
Parceiros: Bury College [England, UK]; IPA SA S.C. pentru Cercetare, Proiectare și Producție de Echipamente și Instalații de Automatizare [RO]; ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [PT];E.RI.FO. Ente per la ricerca e la formazione [IT]; Nahit Menteşe Girls Technical and Vocational High School [TR].
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento. Esta entidade apoia os seguintes projetos:
MatActiva (http://paol.iscap.ipp.pt/matactiva/) |
Resumo: Com este projeto pretende-se implementar um processo e Learning Analytics de modo a medir, coligir e proceder à análise e geração de relatórios sobre os alunos e os seus contextos de aprendizagem, para melhor compreender e otimizar a aprendizagem e os ambientes em que ocorre, num processo cíclico de melhoria contínua e de adequação aos diferentes públicos. Pretende-se, também, apoiar os docentes na definição de planos de intervenção e desenvolvimento do MatActiva e de novas ofertas curriculares.
Parceiros: Professora Ana Paula Lopes, Professora Cristina Torres, Professor José Manuel Azevedo e Professora Lurdes Babo [CICE].
CLIL - Estudo paralelo e comparativo nas instituições do Ensino Superior (www.onestopenglish.com/clil/what-is-clil) |
Resumo: Este projeto realiza ações de formação (constituição de comunidades de aprendizagem CLIL com especialistas linguísticos e docentes de áreas não linguísticas), que visam a integração de conteúdos e língua estrangeira inglês e desenvolvimento da plataforma online; e, da Fase 3, a implementação de pelo menos um módulo CLIL em cada instituição, acompanhado de monitorização atenta e previamente planeada.
Parceiros: Instituto Politécnico de Castelo Branco [PT]; IPP – Instituto Politécnico do Porto [PT]; Instituto Politécnico de Portalegre [PT];Instituto Politécnico da Guarda [PT]; Instituto Politécnico de Bragança [PT]; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril [PT];Universidade de Évora [PT].